Segundo
Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira
como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de
personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é.
Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui
e utiliza. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e
que resulta em um desempenho desejado. Para Katz, existem 3 tipos de
habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as
habilidades técnicas, humanas e conceituais.
·
Habilidades Técnicas: envolvem o uso de conhecimento
especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho
e com os procedimentos de realização. É o caso de habilidades em contabilidade,
em programação de computador, engenharia, etc. As habilidades técnicas estão
relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho com “coisas”, como processos
materiais ou objetos físicos e concretos. É relativamente fácil trabalhar com
coisas e com números porque eles são estáticos e inertes, não contestam nem
resistem à ação do administrador.
·
Habilidades Humanas: estão relacionadas com o trabalho com
pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem
a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos
pessoais ou grupais. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação
com as pessoas. O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o
encorajamento da participação, sem medos ou receios, e o envolvimento das
pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas. Saber trabalhar com
pessoas e por meio das pessoas.
·
Habilidades Conceituais: envolvem a visão da organização ou da
unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e
conceitos, teorias e abstrações. Um administrador com habilidades conceituais
está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre
si, como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela. As
habilidades conceituais estão relacionada com o pensar, com o raciocinar, com o
diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução dos
problemas. Representam as capacidades cognitivas mais sofisticadas do
administrador e que lhe permitem planejar o futuro, interpretar a missão,
desenvolver a visão e perceber oportunidades onde ninguém enxerga nada. Na
medida em que um administrador faz carreira e sobe na organização, ele precisa,
cada vez mais, desenvolver as suas habilidades conceituais para não limitar a
sua empregabilidade. Empregabilidade significa a capacidade que uma pessoa tem
para conquistar e manter um emprego. Conquistar um emprego pode até ser fácil;
o difícil é mantê-lo a longo prazo.
A
combinação dessas habilidades é importante para o administrador. Na medida em
que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade
de habilidades conceituais. Os níveis inferiores requerem considerável
habilidade técnica dos supervisores para lidar com os problemas operacionais
concretos e cotidianos da organização. A Teoria Geral da Administração se
dispõe a desenvolver a habilidade conceitual, embora não deixe de lado as
habilidades humanas e técnicas. Em outros termos, se propõe a desenvolver a
capacidade de pensar, definir situações organizacionais complexas, diagnosticar
e propor soluções e inovações na organização.
Contudo,
essas três habilidades técnicas, humanas e conceituais requerem certas
competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito. As competências,
qualidades de quem é capaz de analisar a situação, apresentar soluções e
resolver assuntos ou problemas, constituem o maior patrimônio pessoal do
administrador. O seu capital intelectual; a sua maior riqueza. Porém, em um
mundo em constante mudança e transformação, a aquisição de uma nova competência
necessária, significa quase sempre, o abandono de outra que se tornou velha e
ultrapassada. O segredo está em adquirir competências duráveis: aquelas que,
mesmo em tempos de rápida mudança, não se tornam descartáveis nem obsoletas.
Diante de todos esses desafios, o administrador para ser bem sucedido
profissionalmente precisa desenvolver 3 competências duráveis: o conhecimento,
a perspectiva e a atitude.
Fonte:
Livro Introdução à Teoria Geral da Administração
Idalberto
Chiavenato
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