Conhecimento
Significa
todo o acervo de informações, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens
que o administrador possui a respeito de sua especialidade. Como o conhecimento
muda a cada instante em função da mudança e da inovação que ocorrem com
intensidade cada vez maior, o administrador precisa atualizar-se constantemente
e renová-lo continuamente. Isso significa aprender a aprender, a ler, a ter
contato com outras pessoas e profissionais e, sobretudo, reciclar-se
continuamente para não tornar-se obsoleto e ultrapassado em seus conhecimentos.
Todavia, as empresas estão repletas de profissionais com excelentes currículos
e um enorme cabedal de conhecimento, mas não são capazes de transformar a sua
bagagem pessoal em contribuições efetivas ao negócio e criar valor para a
organização. Eles têm o conhecimento para si e não disponível para a organização.
Têm o conhecimento, mas não sabem como utilizá-lo ou aplica-lo. O conhecimento
é necessário e fundamental; mas não é suficiente para o sucesso profissional.
Ele precisa ser adicionado a duas outras competências duráveis: a perspectiva e
a atitude.
Perspectiva
Significa
a capacidade de colocar o conhecimento em ação. Em saber transformar a teoria
em prática. Em aplicar o conhecimento na análise das situações e na solução dos
problemas e na condução do negócio. Não basta apenas possuir o conhecimento;
ele pode ficar apenas em estado potencial. Tornar-se necessário saber como
utilizá-lo e aplica-lo nas diversas situações e na solução dos diferentes
problemas. A perspectiva representa a habilidade de colocar em ação os
conceitos e ideias abstratas que estão na mente do administrador. Em visualizar
as oportunidades que nem sempre são percebidas pelas pessoas comuns e
transformá-las em novos produtos, serviços ou ações pessoais. Na realidade, a
perspectiva é a condição pessoal que torna o administrador capaz de
diagnosticar situações criativas e inovadoras. É a perspectiva que dá autonomia
e independência ao administrador, que não precisa perguntar ao chefe o que deve
fazer e como fazer nas suas atividades. Contudo, o conhecimento e a perspectiva
são fundamentais, mas carecem de uma terceira competência durável: a atitude.
Atitude
Significa
o comportamento pessoal do administrador frente às situações com que se
defronta no seu trabalho. A atitude representa o estilo pessoal de fazer as
coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e de levar
as coisas para a frente. Envolve o impulso e a determinação de inovar e a
convicção de melhorar continuamente, o espírito empreendedor, o inconformismo
com os problemas atuais e, sobretudo, a facilidade de trabalhar com outras
pessoas e fazer as suas cabeças. É está competência durável que transformar o
administrador em um agente de mudança nas empresas e organizações e não simplesmente
um agente de conservação.
Essas
3 competências duráveis constituem a santíssima trindade que conduz o
administrador ao sucesso nas suas atividades.
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