Você
já ouvir falar? Sabe do que se tratar? Qual é a sua importância? O que compõe a
Imagem da Organização?
Muito
bem vamos começa a desvendar os mistérios da Imagem Organizacional.
Para
que possamos compreender um pouco mais sobre este universo, estarei colocando a
visão de alguns autores sobre o tema.
“Um conjunto de ideias que uma pessoa tem ou assimila a respeito de um
objeto, e que forma na sua consciência um entendimento particular sobre tal
objeto, seja ele um fato, uma pessoa ou uma instituição” – Gil Nuno Vaz
“Imagem é o conceito que as pessoas têm e/ou formam sobre as coisas”.
–
Roger Cahen
Para Torquato um dos
mais valiosos patrimônios da organização é o seu nome, pela marca dos produtos
e pela imagem que projeta.
“Imagem é o
conjunto de fatores objetivos e subjetivos que envolvem o produto, o serviço ou
a empresa que os oferece. Alguns desses fatores emanam da própria marca, como por exemplo, a garantia de qualidade de inovação
tecnológica, etc. Outros se constroem de forma autônoma no imaginário do
cliente/consumidor em função de seus próprios valores e perfil. Podem até não ser reais. Em
empresas prestadoras de serviços, os atributos relacionados à instituição
crescem de importância. Empresa ética, séria, trata bem os empregados, respeita
o consumidor, não se mete em trapalhadas, tem preocupações sociais, apoia
as artes, não agride o meio ambiente, etc. Estes são atributos muito
valorizados”. – Roberto de Castro Neves
“Mais do que um simples conceito, a imagem corporativa é um recurso
estratégico para o desempenho empresarial. Ela é intangível e abstrata não
podendo ser tocada, vista ou medida em termos absolutos, existindo somente como
um conceito na cabeça das pessoas. Mas, ainda assim, trata-se de um dos ativos mais
preciosos que uma organização pode obter”. – Gomes e
Sapiro.
“A auto imagem de uma organização é crítica para moldar quase todos os
aspectos de seu funcionamento e , em particular, o seu impacto no contexto no
qual fazem parte, assim, organizações devem dedicar considerável atenção para
descobrir e desenvolver um apropriado senso de identidade”. - Morgan
Uma imagem pode garantir a presença da empresa no
mercado desde que muito bem administrada.
Diante disso é possível entender que a imagem de
uma empresa não se pode criar, ser construída de uma maneira isolada, para está
criação deve ser levado em consideração os valores, atitudes e crenças.
Em outras palavras a Imagem da Empresa podemos
dizer que é a expressão da identidade da organização. Trata-se de um
instrumento estratégico que se constrói na mente dos diversos públicos a partir
de uma combinação de técnicas mentais e materiais e que envolve a elaboração e
a fixação de mensagens. Já a Identidade da Organização é a impressão digital da organização. É como um código genético, ou seja, um conjunto de características que a torna única. A Missão, a Visão e os valores expressam parcialmente a identidade. O conceito mais é abrangente e inclui aspectos tangíveis e intangíveis, operacionais, éticos e culturais. A identidade coerente tem que transcender aos ciclos de vida de programas e projetos, mudanças tecnológicas, cenários e crises individuais.
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