segunda-feira, 20 de maio de 2013

Imagem Organizacional: 1ª Parte: Entendo o que é Imagem Organizacional





Você já ouvir falar? Sabe do que se tratar? Qual é a sua importância? O que compõe a Imagem da Organização?

Muito bem vamos começa a desvendar os mistérios da Imagem Organizacional.

Para que possamos compreender um pouco mais sobre este universo, estarei colocando a visão de alguns autores sobre o tema.

“Um conjunto de ideias que uma pessoa tem ou assimila a respeito de um objeto, e que forma na sua consciência um entendimento particular sobre tal objeto, seja ele um fato, uma pessoa ou uma instituição” – Gil Nuno Vaz

“Imagem é o conceito que as pessoas têm e/ou formam sobre as coisas”. – Roger Cahen

Para Torquato um dos mais valiosos patrimônios da organização é o seu nome, pela marca dos produtos e pela imagem que projeta.

Imagem é o conjunto de fatores objetivos e subjetivos que envolvem o produto, o serviço ou a empresa que os oferece. Alguns desses fatores emanam da própria marca, como por exemplo, a garantia de qualidade de inovação tecnológica, etc. Outros se constroem de forma autônoma no imaginário do cliente/consumidor em função de seus próprios valores e perfil. Podem até não ser reais. Em empresas prestadoras de serviços, os atributos relacionados à instituição crescem de importância. Empresa ética, séria, trata bem os empregados, respeita o consumidor, não se mete em trapalhadas, tem preocupações sociais, apoia as artes, não agride o meio ambiente, etc. Estes são atributos muito valorizados”. – Roberto de Castro Neves

“Mais do que um simples conceito, a imagem corporativa é um recurso estratégico para o desempenho empresarial. Ela é intangível e abstrata não podendo ser tocada, vista ou medida em termos absolutos, existindo somente como um conceito na cabeça das pessoas. Mas, ainda assim, trata-se de um dos ativos mais preciosos que uma organização pode obter”. – Gomes e Sapiro.

“A auto imagem de uma organização é crítica para moldar quase todos os aspectos de seu funcionamento e , em particular, o seu impacto no contexto no qual fazem parte, assim, organizações devem dedicar considerável atenção para descobrir e desenvolver um apropriado senso de identidade”. - Morgan

Uma imagem pode garantir a presença da empresa no mercado desde que muito bem administrada.

Diante disso é possível entender que a imagem de uma empresa não se pode criar, ser construída de uma maneira isolada, para está criação deve ser levado em consideração os valores, atitudes e crenças.

Em outras palavras a Imagem da Empresa podemos dizer que é a expressão da identidade da organização. Trata-se de um instrumento estratégico que se constrói na mente dos diversos públicos a partir de uma combinação de técnicas mentais e materiais e que envolve a elaboração e a fixação de mensagens. Já a Identidade da Organização é a impressão digital da organização. É como um código genético, ou seja, um conjunto de características que a torna única. A Missão, a Visão e os valores expressam parcialmente a identidade. O conceito mais é abrangente e inclui aspectos tangíveis e intangíveis, operacionais, éticos e culturais. A identidade coerente tem que transcender aos ciclos de vida de programas e projetos, mudanças tecnológicas, cenários e crises individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário