segunda-feira, 9 de maio de 2011

Atitude

A palavra Atitude vem do latim do latim aptitudinem atitude, através do italiano attitudine significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante.

A atitude faz junção entre a opinião que também podemos chamar de comportamento mental e verbal e a conduta que pode ser chamada de comportamento ativo e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer.

Segundo Jean Meynard, atitude “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.

Atitudes são constatações, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. Uma atitude é formada por três componentes: cognição, afeto e comportamento.

A Cognição, está relacionada ao conhecimento consciente de determinado fato ou os nossos pensamentos e crenças.

O Afeto corresponde ao segmento emocional ou sentimental de uma atitude.

Comortamento significa Porto, em latim, significa levar. Em português passou a forma reflexiva: portar-se. O prefixo “com” denota um modo global de levar-se, portar-se. É o conjunto organizado das operações selecionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências. Em sentido mais geral designa a mudança, o movimento ou a reação de qualquer entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.

O Comportamento está relacionado à intenção da forma com a qual me comporto em relação a alguém, alguma coisa ou evento.

Não dá para falar em Atitude sem falarmos de Comportamento, pois estão relacionados entre si.

Dizem que uma atitude está formada quando esses componentes se encontram de tal maneira inter-relacionados que os sentimentos e tendências reativas específicas ficam coerentemente associadas com uma maneira particular de pensar em certas pessoas ou acontecimentos.


Desenvolvemos nossas “atitudes” quando enfrentamos e nos ajustamos ao meio social e, uma vez desenvolvidas, emprestam regularidade ao nosso modo de reagir e de facilitar o ajustamento social.


Mas o que exatamente quer dizer ATITUDE?

Para muito atitude é ação, porém, a atitude é racionalizar, sentir e externar.

A atitude é algo interno, que deve ocorrer de dentro para fora, entre a conscientização e a ação, deve estar presente o sentimento como elo de ligação. Você sente, ou não muda.









Nenhum comentário:

Postar um comentário